Voar é fácil, difícil é lidar com as pessoas.



Quem trabalha na aviação ou está estudando para se tornar um profissional na área sabe do que estou falando.

De fato voar um avião é algo simples apenas requer estudo, o problemática surgira quando colocarmos o fator humano nessa equação, o ser humano é muito complexo, temos culturas diferentes, valores diferentes, crenças diferentes e quando lidamos com certos aspectos que envolvam trabalho em equipe percepções diferentes surgirão e as coisas começam a se complicar.

Quando temos uma ideia em mente e precisamos transmitir essa ideia surge um problema, o problema de ser mal interpretado, por exemplo (você pode ou não entender o que eu quero transmitir nesse texto).
Outro fator é saber separar o lado pessoal do lado profissional.

Conflitos no trabalho são na maioria motivados por ego, e de fato o que mais deteriora o relacionamento com as pessoas no ambiente de trabalho é o ego.

Ego significa núcleo da personalidade de uma pessoa, quando um indivíduo se torna egocêntrico (quem exibe atitudes ou comportamentos voltados para si mesmo, de modo relativamente insensível às preocupações dos outros), esse individuo pode ser um elemento que coloque em risco a segurança.
O ego, assim como o medo, são sentimentos instintivos e não racionais, ninguém decide ter medo ou não ter apenas sentimos.

Mas como o ego pode afetar a segurança?
Tomando a aviação como exemplo podemos afirmar que na aviação existem pessoas muito experientes e claro que a experiência é algo que tem que ser valorizada, porem mostrar que você é muito experiente em algo, ativa uma insegurança naquela pessoa que realiza a mesma atividade com menos experiência.

Esse fato causa duas grandes falhas a primeira é um aumento na probabilidade do indivíduo que tem menos experiência em cometer um erro por medo de ser julgado por ter dúvidas.

A segunda falha é quando o indivíduo que tem menos experiência sente que não tem autoridade para questionar atitudes arriscadas daqueles que mais tem experiência.

Como podemos combater esse risco?
Separo os conflitos em dois pilares “SEGURANÇA E REGRAS DA EMPRESA”.
Aspectos que envolvam segurança não devem ignorados deve ser apontada e corrigida a falha na segurança de imediato.

Aspectos que envolvam regras operacionais no trabalho devem ser corrigidas com um pouco de tolerância. (não chamar a atenção de alguém na frente de outras pessoas).

EMPATIA é o mais importante, sempre mostre empatia, isso resolve a maioria dos conflitos e se torna um termômetro.

TRATE SEMPRE O PROXIMO COMO GOSTARIA DE SER TRATADO.

Táticas persuasivas.

Elimine seu ego, avalie se vale a pena entrar no conflito, busque formas de amenizar o estresse da sua equipe de trabalho, foque em cumprir a missão, as vezes é muito mais sábio deixar as pessoas crerem que elas têm razão do que as retrucar, eu chamo isso de “ dançar conforme a música”.

Essa atitude vai evitar fadiga mental consequente mente evita distrações e aumenta o foco em combater a ameaças na segurança do trabalho.

A segunda tática que utilizo é fazer o egocêntrico crer que está tomando decisões espontâneas, mas quando na verdade eu o persuadi a tomar essa decisão.


Cebolinha não está sendo simpático com os clientes como contornar essa situação?
Cebolinha você pode verificar se falta alguma coisa na cabine para o voo e eu atendendo os clientes?
Cebolinha percebi que você está estressado hoje, como posso te ajudar para aliviar sua carga de trabalho, Monica me falou que você sempre é muito cordial com os clientes.
Se você de fato tem conhecimento sobre uma área não precisa provar que domina aquela área, é mais sábio deixar as pessoas confortáveis para executar uma atividade do que impor algum tipo de pressão.
Passe informação de forma aberta e não imposta

(ERRADO)
“EU LI O MANUAL E O PROCEDIMENTO QUE VOCE ESTÁ FAZENDO ESTÁ ERRADO”

(CERTO)
VOCE FICOU SABENDO DA MUDANÇA NO PROCEDIMENTO?
 QUE CURIOSO NÉ? MUDOU RECENTEMENTE AGORA É FEITO DE ESTA FORMA.

Bons Voos!
Stefano Saez

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